Iniciação - Conceitos Gerais


O texto que se segue diz respeito à mineração da moeda. Para começar a usar a carteira CryptoEscudo consulte este link.

A mineração de CryptoEscudos pode ser feita individualmente ou em grupo mas será sempre necessário ter:



uma carteira para gerir o seu saldo e que também é necessária para receber e enviar CryptoEscudos

 

software de mineração - capaz de gerar novos CryptoEscudos, resolvendo problemas criptográficos

 

computador com uma boa placa gráfica ou CPU, que tenha capacidade de realizar os cálculos complexos e necessários para criar as moedas

 

Carteira

Chegado a esta fase já deve ter feito o download da sua carteira CryptoEscudo que deve estar devidamente sincronizada com a rede e portanto pronta para receber CryptoEscudos.

 

  No entanto, os CryptoEscudos não são enviados para a carteira no geral mas sim para um sítio específico da sua carteira que é um endereço.
Com a sua carteira aberta, clique em "Receber" ("Receive") e verá do seu lado direito um "Endereço" ("Address") que começa com um "C" e terá um aspeto semelhante a este "CLzk3TAoGqNxsQy7RDoMqkgimzjBoPdRnw". Clique na imagem ao lado para ver um exemplo. É esse o endereço que deve usar e mostrar, para que lhe enviem os CryptoEscudos.
Agora que sabe o seu endereço de CryptoEscudo, está pronto para os receber, venham eles da mineração ou de outros utilizadores da rede CryptoEscudo.

 

Se quiser que a sua carteira arranque em simultâneo com o seu computador e com o sistema operativo, vá à opção "Principal" e ative a opção "Começar o CryptoEscudo ao iniciar o sistema".
Se quiser manter a sua carteira aberta durante a sua sessão de trabalho vá à opção de "Configurações" » "Opções" » "Janela" e ative ambas as opções "Minimizar para a bandeja e não para a barra de ferramentas" e "Minimizar ao fechar".

Software de Mineração

O software de mineração que cada utilizador deve usar, está diretamente relacionado com as capacidades dos componentes do seu computador. Pode ser um software de mineração que tire partido da placa gráfica do computador, ou da sua CPU. A mineração mais eficiente usa as capacidades da placa gráfica, mas os utilizadores com placas mais antigas não terão muitas opções senão tentar minerar usando o seu CPU. Os softwares de mineração mais comuns são: CGminer, CUDAminer, CPUminer e Guiminer.

O software CGminer é apropriado para usar com placas AMD mais recentes; CUDAminer é o software mais indicado para usar com as placas gráficas Nvidia; o CPUminer, apesar de não ser muito eficiente, é o software a usar para minerar com a CPU, por fim, o software GUIminer que pode ser indiferentemente utilizado mas que também não é muito eficiente.

Mineração a Solo ou em Pool

Como referimos no início é possível minerar sózinho (a "solo") ou em conjunto com um grupo de outros mineradores (em "pool").

  • A mineração a solo significa que cada utilizador da rede CryptoEscudo usa o seu próprio computador para resolver os cálculos criptográficos e conseguir portanto criar CryptoEscudos que ficarão na sua posse.
  • A mineração em pool significa que o utilizador se junta a um grupo de outros utilizadores e, todos em conjunto (usando os recursos de hardware de todos), resolvem os cálculos criptográficos que originam os CryptoEscudos. Neste caso, as moedas não ficam na posse de apenas um utilizador, mas serão distribuidas proporcionalmente entre todos os que contribuiram para a sua criação.

Apesar de minerar a solo ou em pool ser uma decisão pessoal, a verdade é que na prática a partir de uma certa fase de evolução da moeda deixará de ser rentável minerar a solo. A dificuldade dos cálculos criptográficos vai aumentando à medida que cada vez mais utilizadores estiverem ligados à rede CryptoEscudo a minerar, o que significa que será extremamente difícil para um computador sózinho executar todos os cálculos para conseguir fazer novos CESCs.

É portanto aconselhável que comece por escolher uma pool. A escolha da pool onde se vai juntar para fazer a mineração, fica ao seu critério mas terá sempre de ser uma pool que faça a mineração do CryptoEscudo, como as que temos listadas no nosso forum. Depois de escolher uma pool, poderá ser necessário registar-se e criar uma conta.

 

  É importante que atualize a sua conta na pool com o seu endereço CryptoEscudo (que mencionámos no início) para que a pool saiba para onde lhe enviar os seus CryptoEscudos minerados (clique na imagem ao lado).
Encontrará na pool uma opção tipo "Edit Account" » "Payment Address" onde deverá colocar o seu endereço da carteira CryptoEscudo.
Depois de ter a sua conta na pool devidamente atualizada com o seu endereço de CryptoEscudos deve criar um "worker" que será usado para fazer o login na pool escolhida.

 

As especificações para minerar CryptoEscudos, serão explicadas nos outros tutoriais mas dependem e variam com 3 fatores:
1-sistema operativo, 2-software de mineração, 3-mineração a solo ou em pool.

 

NOTA: Em caso de dúvidas, procure apoio no nosso forum, onde toda a comunidade estará disponível para ajudar.